sexta-feira, 15 de junho de 2012

Diz-me do que te gabas, dir-te-ei o que te falta

Desconfio sempre, ou quase sempre de pessoas que gabam as suas características/virtudes e as exaltam com grande orgulho, mesmo que essas características/virtudes as denunciem mais do que as vangloriem. Não querendo generalizar, mas já generalizando se as pessoas tiverem mesmo essa característica não precisam de a apregoar a toda a gente para que toda a gente possa validar e corroborar dessa imensa virtude. Vou tentar enunciar as que mais me irritam:
- Sou uma pessoa muito sincera, directa e frontal. Estas três características podem aparecer juntas ou em separado, mas têm sempre um objectivo: demonstrar que a pessoa é de uma transparência tal que não há dúvida nenhuma sobre o que a pessoa pensa. Geralmente confunde-se sinceridade com boa educação e a diferença está no facto de a minha opinião ser ou não solicitada. Se for solicitada posso então responder sinceramente à pessoa, se não for tenho o dever de guardar a opinião para mim já que isso poderá não acrescentar nada à pessoa (aqui devia imperar o bom senso, mas esta característica pouco ou nada se coaduna com a anterior). Ora este tipo de pessoas costuma também fazer um bom uso da sua liberdade de expressão para proferir todo e qualquer disparate já que pode dizer tudo o que se pensa. Hummmm.... Deixa-me pensar!!! Pois, devia coexistir o direito de expressar opiniões ao mesmo tempo que existia um direito de sentenciar com um murro na cabeça a pessoa que diz o que apetece.
- Eu sou assim. Pois já deu para perceber. Geralmente, para aligeirar o mau feitio, arranja-se a desculpa do eu sou assim. Só me faz lembrar a musiquinha da Gabriela: Eu nasci assim, eu cresci assimmmmm, sempre Gabrielaaaaaaaaaaaaa!! É triste achar-se que não se pode mudar e que o ser assim é irreversível!
- Sou muito amigo do meu amigo. E pergunto-me: o que é ser muito amigo do seu amigo? É dizer que se é muito amigo? Gostar muito da pessoa? Fazer coisas bonitas com a pessoa? Hummm, desconfio até porque a pessoa indicada para nos dizer se somos amigos do amigo é mesmo o amigo!

Assim assim de repente e com um cansaço enorme não me lembro de mais nenhuma, até porque estas são mesmo as que me irritam mais, pela ordem em que estão descritas. A todo o momento actualizo este apontamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário