quarta-feira, 8 de maio de 2013

Coisas da vida...

A J. é uma miúda cheia de força. A J. tem sempre uma resposta para tudo. A J. está sempre bem-disposta. A J. tem uma maneira de ver a vida muito cheia dela. A J. é uma miúda íntegra. A J. é uma miúda inteligente. A J. perdeu a mãe dela há cerca de três meses e quem olha para ela não diz.
A semana passada a J. teve que dizer à turma que a mãe da melhor amiga morreu. Assim de repente. A J. desesperou porque sentiu que não conseguiu ajudar a amiga como era esperado. A J. queria que o assunto morresse ali, mas o assunto não morreu, ao contrário da mãe.
Eu olhei para a J. e disse-lhe que já tinha passado pelo mesmo. As colegas gabaram a força da J. Que ela era muito forte. A J. desata num pranto. Chora compulsivamente como quem mexe na ferida. A J. diz que parece forte, mas que chora todos os dias quando chega a casa.
Eu abracei-me a ela e disse-lhe que ela vai continuar a chorar a vida toda. Que todos os dias vai doer um bocadinho, mas  todos os dias dói menos. Que a dor vai permitir-lhe fazer uma vida normal, mas que não passa nunca. E que as saudades vão ser muitas e eternas.
De repente, olhei para a J. e vi-me a mim há uns anos atrás. Abracei-a como se me tivesse abraçado a mim e senti na pele tudo aquilo que ela sente. E só lhe consegui dizer que passa, tudo passa, muito embora exista sempre a questão E se?

1 comentário:

  1. A J. não vai esquecer esse momento que teve contigo...

    Um abraço apertadinho.

    ResponderEliminar