sábado, 8 de junho de 2013

A culpa é da Cinderela e da Branca-de-Neve e dos finais viveram felizes para sempre



Educam-nos desde pequeninos que os meninos vestem azul e as meninas cor-de-rosa. Que os meninos gostam de futebol e carros e Legos e as meninas gostam de Barbies e Nenucos. Aos meninos deixem-nos chegar a casa sujos e rotos, mas às meninas pede-se que sejam femininas e limpas e direitinhas. Entretanto leem-lhes as historinhas da Cinderela e da Branca de Neve e impigem-nos a infiel ideia que basta esperarmos pelo dia em que seremos salvas pelo príncipe num cavalo branco que nos acorda de um sono profundo porque uma cabra nos deu uma maçã envenenada. No final das histórias acaba-se sempre com um 'viveram felizes para sempre'. Nunca ninguém se lembra que essas fantasias ficam presas no inconsciente das crianças, mais das meninas do que nos meninos. Basta ver que nenhum menino quando cresce, fala na ideia de ir salvar uma princesa, montado num cavalo branco e tratá-la como tal o resto da vida.
Por isso, quando os anos passam começamos a entrar num delírio crescente porque afinal não existe o príncipe, nem o cavalo e muito menos chegará alguém para nos salvar, pese embora nos tenhamos cruzado com uma data de putas que nos ofereceram maçãs envenenadas.
Ora se vivemos numa época em que a letra do pau ao gato foi alterada porque não é nada pedagógico atirar um pau ao gato e afinal ele nem sequer morreu, por que raio não reinventam as histórias infantis de modo a que as princesas salvem os príncipes e que discutam com eles e mostrem que eles ficam gordos a barrigudos e que elas com as mamas descaídas e a felicidade dura apenas o que tem que durar. E mais, que reinventem histórias de princesas que decidiram não ter qualquer príncipe porque ele se perdeu pelo caminho e não nos encontrou e que ainda assim estas princesas são também felizes. Não se admirem que as pessoas se sintam umas autênticas fracassadas por causa destas historinhas que nos ficam cá guardadas num sitio recôndito do cérebro e que nos martelam à noite quando dormimos e nos vêm dizer: tu não serás uma princesa. Portanto gente entendida em psicologias e afins, façam lá um esforço para mudar isto porque futuramente podemos evitar muitos anti-depressivos e ansiolíticos e crises de ansiedade, ok?

1 comentário: